Workshop de Produção Sustentável de Madeiras Nobres   Pagina Sistema 

Programação


SÁBADO - 20 de Maio de 2017

 

08h00 às 8h30 – Recepção, Welcome Coffee e Credenciamento


8h30 às 9h10 – Cerimônia de Abertura

Palestrante: Sr. Rodrigo Ciriello

Temas abordados: Apresentação das experiências desenvolvidas pela Futuro Florestal nos últimos 10 anos e do surgimento da empresa dentro dos projetos da Tropical Flora Reflorestadora; perspectivas de desenvolvimento do futuro do empreendimento florestal de madeiras nobres com base em sua percepção empreendedora e vivência de 13 anos nesses projetos. Novas diretrizes, metas e linhas de trabalho da Futuro Florestal. Estratégia para o fortalecimento do setor de madeiras nobres.


9h10 às 10h30 – Introdução à Silvicultura Tropical de Madeiras Nobres

Palestrante: Engº Eduardo Ciriello

Temas abordados: Apresentação das espécies nativas e exóticas de madeira nobre com potencial de produção, como por exemplo, os Mognos-africanos (Khaya senegalensis e ivorensis), o Guanandi, a Teca, o Jequitiba rosa e outras espécies florestais já testadas pela empresa, destacando suas características e necessidades silviculturais, qualidade de madeira, sistemas de plantio (homogêneo, misto e consorciado com espécies agrícolas), entre outras informações, visando apresentar os aspectos positivos e negativos de cada espécie de forma imparcial, trazendo clareza para o produtor no momento da escolha para o seu projeto na propriedade rural.


10:30 às 11h30 – Técnicas de Manejo Florestal e Agroflorestal com a Utilização de Madeiras Nobres

Palestrante: Engª Valeria Ciriello

Temas abordados: Apresentação das etapas que concebem desde a fase de planejamento de um empreendimento florestal à implantação e manutenção das florestas: preparo do solo, adubação, controle do mato, manejo integrado de pragas e doenças, podas/desramas, desbastes, entre outras.  Importância da necessidade de avaliação de aptidão das áreas a serem plantadas, roteiro de documentação da propriedade, elaboração do projeto técnico, momento certo para compra e reserva de mudas, insumos e contratação de mão de obra.

 

11h30 às 12h00 – Perguntas primeiro bloco



12h00 às 13h30 – Almoço na fazenda – Buffet completo



13h30 às 14h30 – Inventário Florestal, sua importância dentro do Projeto Florestal

Palestrante: Engº Felipe Camargo

Temas abordados: Apresentação do que é o inventário florestal, a sua importância para o correto acompanhamento da floresta e os momentos de desbaste e corte final, assim como quando é a hora certa de começar a fazê-lo dentro do projeto florestal com as espécies de madeira nobre como o Guanandi, o Mogno-africano (Khaya senegalensis e ivorensis), Teca, Mogno brasileiro etc., destacando a diferença desse procedimento ao se comparar com as espécies mais tradicionais, como eucalipto e pinus.

 

14h30 ás 15h10 -  Marco legal (Nova lei Florestal) - Onde e como utilizar o plantio de nativas e exóticas com foco na produção de madeira nobre
Palestrante: Dra. Zezé Zakia - IPEF

Temas abordados: Apresentação dos marcos legais da nova lei  florestal com foco na restauração florestal da reserva legal, APPs e área não protegida da propriedade. O que é permitido praticar nessas áreas com e sem uso econômico, assim como quais técnicas de plantio que podem ser utilizadas em cada uma delas.  



15h30 às 15:50 – Perguntas segundo bloco



15h50 as 16h10 – Coffee break



16h10 às 17h10 – Mercado Florestal de Madeiras Nobres – Perspectivas para os produtos e subprodutos florestais das florestas plantadas

Palestrante: Sr. Rodrigo Ciriello

Temas abordados: Apresentação de um breve histórico do desenvolvimento do setor madeireiro, a perspectiva para venda da madeira nobre no mercado futuro, formatos de venda de madeira e agregação de valor aos produtos e subprodutos, cotações nacionais e internacionais de madeira nobre tropical. A importância do planejamento estratégico do projeto florestal. Contexto atual das metas brasileiras de recuperação de florestas que podem impactar positivamente na produção de madeira nobre através de projetos de reflorestamento comercial. 



17h10 às 18h10 – Linhas de Financiamento disponíveis para plantios florestais, agrosilvipastoris e restauração florestal (RL e APP)

Palestrante:  Sr. Fernando Penteado - FEAP (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista)

Temas abordados: Apresentação das linhas de crédito que estão disponíveis para o financiamento dos projetos florestais, agroflorestais, integração de lavoura pecuária e floresta (ILPF) e restauração florestal na agenda do do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), assim como aquelas disponibilizadas pelo governo federal através dos programas do BNDES (Programa ABC, Pronaf, entre outros), quais as instituições financeiras que as integram, como acessá-las, entre outros detalhes importantes.



18h10 às 18h30 - Perguntas do terceiro bloco

 

18h30 às 19h30 - Coquetel de encerramento



Domingo – 21 de maio de 2017



VISITA DE CAMPO: das 8h00 às 13h30

Roteiro da Visita:

8h00 - Recepção dos participantes na Fazenda São Gabriel



8h30 às 12h00 - Visitação das áreas produtivas da Fazenda São Gabriel:


• Plantio e adubação (demonstração prática desde o preparo até a adubação pós plantio);


• Manejo de formigas cortadeiras;


• Podas e desbastes (demonstração prática dos procedimentos e das ferramentas a serem utilizadas);


• Sistemas agroflorestais: mogno africano X palmito pupunha e mix de espécies nobres (jequitibá rosa, louro pardo, guanandi e mogno africano) X palmito pupunha;


• Visita aos plantios de: guanandi, mogno africano, mogno brasileiro, cedro australiano, teca, etc.



Observações importantes: Iremos andar por áreas florestais e por isso é importante que o participante venha com uma calça jeans ou similar, um bom calçado (bota ou tênis de trilha), chapéu, boné, protetor solar e repelente.



A partir das 12h30 será servido almoço com Buffet completo e encerramento do evento no local.

 

Para maiores informações ligue em nossa central de atendimento: 011 4992-1228 ou 014 3406-5001

Email: contato@futuroflorestal.com.br